Bolsas de estudos e crédito estudantil

Programa Universidade para Todos (Prouni)


Estudantes de baixa renda que querem cursar o ensino superior mas não têm condições financeiras para arcar com as mensalidades de faculdades e universidades privadas, contam com o Programa Universidade para Todos (Prouni). Criado em 2004, ele viabiliza bolsas de estudo integrais ou parciais de 50% aos alunos que atingirem as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em contrapartida, as instituições que participam do Prouni, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) durante a época de inscrições, ficam isentas do pagamento do Imposto de Renda, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, do PIS e do Cofins.
José Rosa Programa oferece bolsas integrais ou parciais de 50% Ampliar

Programa oferece bolsas integrais ou parciais de 50%

O programa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e deve contribuir, entre o período de 2011 a 2020, para que pelo menos 33% dos jovens de 18 a 24 anos acessem o ensino superior. Até o segundo semestre de 2011, o Prouni já havia atendido cerca de 919 mil estudantes, sendo 67% deles com bolsas integrais.

Em 2011, foram oferecidas 254.598 bolsas de estudo (o maior número desde 2005), das quais 129.672 integrais e 124.926 parciais. Para o primeiro semestre de 2012, a previsão é oferecer 195 mil bolsas.

Quem pode participar do Prouni?

O pré-requisito para todos os candidatos do Prouni é ter renda familiar de até três salários mínimos, para bolsa parcial e 1,5 salário mínimo, para bolsa integral. Além disso, o aluno deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada (neste caso, com bolsa integral), ser pessoa com deficiência, ser professor efetivo da rede pública de ensino básico que concorre a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Como participar?

As inscrições para o Prouni só podem ser feitas via internet em períodos específicos, determinados e divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as instituições de ensino superior participantes do programa oferecem acesso à internet para quem deseja se inscrever. Quem não tem acesso à internet também pode se inscrever por meio da rede de parceiros do Prouni, nos Centros de Integração Empresa-Escola (CIEE) ou nas mais de 3.200 unidades do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).

Fonte: Ministério da Educação

Tags: Bolsas de estudo, Crédito estudantil, Prouni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog da nossa escola

Alunos da escola Isabel Amazonas em de Ulianópolis reclamam da falta de aulas e de professores

Ulianópolis News